Muitos empresários quando dão início a um novo negócio podem escolher um nome já utilizado por outra empresa, muitas vezes do mesmo segmento, e não se preocupam em realizar uma pesquisa para saber se existem similares no mercado ou fazer o registro da própria marca garantindo exclusividade.

É comum, talvez habitual, que a maioria das pessoas que criam uma nova marca não se preocupem com o seu registro, embora algumas fazem uma simples e busca pelo nome e pronto! O problema é que nem sempre essa pesquisa apresenta resultados, mas, mesmo assim, é possível que alguma outra pessoa (física ou jurídica) esteja usando uma marca igual ou muito parecida, para o mesmo produto ou serviço. Já pensou ver-se obrigado a deixar de usar a sua marca porque outra pessoa procedeu ao registro antes de você?

Acredite! Isso acontece muito mais do que você imagina! A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto, há uma relação afetiva entre a marca e o cliente. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência de quem escolhe o seu empreendimento.

Para o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual- INPI, uma marca pode ser uma palavra, uma imagem, um nome próprio ou um conjunto destes elementos. Portanto, a escolha de um nome, logotipo, cores, símbolos abrange a construção da marca. Além de atributos como nome, logotipo, cor, é preciso imprimir alguns tributos à sua marca, tais como, relevância, consistência, apelação, sustentabilidade e credibilidade. Se você já está no caminho da consolidação de sua marca, você precisa protegê-la! Registre-a! Sua marca, seu patrimônio.